fbpx
O que são nossos chacras e quais suas correlações emocionais em nosso sistema

O que são nossos chacras e quais suas correlações emocionais em nosso sistema

Vamos hoje ampliar nosso conhecimento dos chacras, a relação que eles têm em nossa constituição emocional e energética.

Primeira coisa que devemos considerar é: afinal, o que são os tais “chacras”?

Vamos começar pelo básico, e entender que a pronuncia – chacras – é algo bem aportuguesado… quando um leigo ouve isso, talvez se pergunte se nos referimos “uma chácara, sítio ou fazenda!”… rs

Em sânscrito, língua original do termo, a pronuncia correta é “tchacras” – e que significa “roda” ou centro de energia em nosso corpo.

Estes centros estão relacionados ao nosso corpo energético e suas camadas, além de estarem vinculados ao sistema nervoso e nossas principais glândulas. Ou seja, um chacra principal está localizado em uma região em que o sistema nervoso tem muitas terminações (como o plexo solar) e relaciona-se a uma glândula endócrina próxima.

Comumente, encontramos indicações de 7 chacras.

Mas esta descrição indica apenas s 7 principais! Algumas fontes falam em 12 – incluindo os transpessoais, como o chacra da terra abaixo do corpo; e o estrela da alma acima da cabeça – além de outros acima deste.

Quantos são afinal? Se formos olhar a medicina chinesa e seu mapeamento do corpo de energia, podemos identificar por volta de 300 chacras! Neste contexto, incluímos os secundários como os das palmas das mãos e pés, das pontas dos dedos, das juntas do corpo, de cada órgão do corpo (em cada um existe um chacra), nas orelhas, olhos, nariz… são menores, é claro, e operam em concordância com os 7 principais que vamos estudar.

Resumindo: existem muitas camadas de estruturas energéticas em nossos corpos sutis, e os 7 chacras são apenas os mais conhecidos.

Em se tratando destes, todos estão situados e alinhados com nossa coluna vertebral, se relacionando com as 7 notas musicais, 7 cores do arco-íris, 7 planos de consciência… ou seja, eles seguem a organização universal através do numero 7, cada qual vibrando em determinada frequência, com sua cor especifica e suas atribuições psicológicas – justamente onde podemos começar a perceber onde existe desequilíbrio energético e emocional.

O que são nossos chacras e quais suas correlações emocionais em nosso sistema

De baixo para cima, começamos com chacra básico, no períneo, cor vermelha. Qualidades psicológicas: ele nos enraíza, nos conecta com a terra, com extensões pelas pernas, joelhos e solas dos pés. Aqui encontramos a SEGURANÇA. E tudo que vai na contramão desta qualidade, indica desequilíbrio no mesmo. Estar seguro, enraizado, confiante no aqui e agora são suas atribuições.

Segundo chacra, logo abaixo do umbigo, cor alaranjado vivo. Este comumente é tratado como “chacra da sexualidade”, mas esta é apenas parte da verdade: sexualidade é também atração, magnetismo, CRIATIVIDADE, é o local da criança interior, espontaneidade e AUTENTICIDADE. E tudo que vai contra estas características indica desequilíbrio e bloqueios neste centro energético.

Terceiro chacra, região do estômago, cor amarelo solar, e tem por qualidades principalmente ser “o centro do ego”, do EU, onde eu sou o centro da minha vida e da minha criação – é aqui onde ocupamos nosso lugar e nosso espaço no mundo! Aqui temos o “ouro”, riqueza, poder pessoal, posses e recursos, e acima disto, RESPONSABILIDADE é a palavra chave.

Quarto chacra, no centro do peito, próximo do coração, no osso esterno. Sua cor é o verde brilhante, natureza, é o centro do contato, conexão com o todo de forma INCONDICIONAL. Além é claro o amor universal, compaixão, de sentir-se integrado a vida.

Mas esta região tem um aspecto importante já que algumas pessoas o associam a cor rosa, mas tenho uma dica pra você: pouco acima do centro cardíaco, existe outro centro menor, mais próximo do timo. Este sim tem a cor rosa, e este centro especificamente é o da aceitação, autoaceitação e também do “cumprir a missão de vida individual”.

Quando existe crítica, julgamento, a si próprio ou aos demais, ou quando existe resistência a aceitar a vida como ela é, o chacra cardíaco colapsa, se fecha, diminui sua frequência.

Chacra da laringe, azul celeste, associado a VONTADE DIVIDA. Realizar nossa vontade, realizar a vontade de Deus na matéria, ou simplesmente REALIZAR as coisas no mundo (em parceria com o segundo chacra, que é mais criativo e espontâneo), nos ajuda a ter AÇÃO.

Sexto chacra, entre as sobrancelhas, classicamente chamado de terceiro olho, cor azul índigo (escuro, azul noturno). Este centro se relaciona com Ver, mas isso é muito mais do que enxergar as coisas do mundo: é ver as coisas como elas são, muito mais próximas do REAL, de forma INTUITIVA.

Também é o centro da CONSCIÊNCIA SUPERIOR )em contraposição com a mente inferior, aquela que fala sem parar e que se relaciona com o terceiro chacra). Aqui nos conectamos a mente superior, a mente de Deus. Mas como todos os demais chacras, existem outras características secundárias como foco, atenção, presença… e tudo isso é parte do aprendizado e desenvolvimento em nosso curso de meditação (se você está em busca de expansão da consciência, entender este centro e desenvolve-lo vai provocar um salto quântico em sua jornada e percepções!).

Por ultimo, sétimo chacra, topo da cabeça, cor violeta, lótus de mil pétalas (veja aqui as imagens do Buda e seus cabelos encaracolados!). Este é o centro da CONEXÃO ESPIRITUAL, das experiências transcendentes. Ele nos dá alegria e contentamento espontâneo, sem um motivo, pelo simples fato de ESTAR AQUI E AGORA. É aquele sentimento transcendente, que as palavras não expressam: é quando estamos num banco de praça, vendo uma criança ou um por do sol, e de repente a separação desaparece, e nos sentimos PARTE DE TUDO ISSO, sem fronteiras. É uma oitava acima do cardíaco, onde já não existe necessidade de empatia, porque SABEMOS POR EXPERIÊNCIA DIRETA QUE SOMOS TUDO O QUE É!

Este chacra é ativado quando fazemos meditação em níveis mais avançados. Por isso, não me refiro aquela meditação do tipo “ouvir meus pensamentos” ou “visualizar algo”… é preciso ir além disso, entrar no silêncio e na transcendência espiritual.

Bem, você já percebeu que o assunto é extenso não é mesmo? E isso é só o básico… se você gostou, aguarda mais um pouquinho que na próxima postagem vamos estender mais sobre a CURA DOS CHACRAS, ok?

O que são nossos chacras e quais suas correlações emocionais em nosso sistema
Como usar o pêndulo no dia a dia

O pêndulo é um instrumento muito simples para seu dia-a-dia, seu bem estar, pra tomar decisões mais acertadas, saber o Read more

O que são nossos chacras e quais suas correlações emocionais em nosso sistema
O poder dos mantrams na evolução espiritual

Mantrams são palavras, ou um conjunto de sílabas, que são pronunciados em Línguas Sagradas - e que carregam com isso Read more

O que são nossos chacras e quais suas correlações emocionais em nosso sistema

1 comentário em “O que são nossos chacras e quais suas correlações emocionais em nosso sistema”

  1. Pingback: Entendendo a cura dos chacras | Reconexão Interior

Comente!

Rolar para cima