Transforme problemas em OPORTUNIDADES!

Transforme problemas em OPORTUNIDADES!

Desconstrua-se!

Será que nossa vida é feita de problemas?

Eu mesmo conheço uma senhora que costuma repetir: “ah, a vida é um problema!”

Esta pessoa externaliza isso, mas quantos de nós se calam, mas acreditam nisso utilizando outras palavras?

Vamos hoje desenvolver um novo ponto de vista, uma mudança de percepção – e quando mudamos a forma como percebemos o mundo, mudamos a forma como encaramos e realizamos qualquer coisa!

Quer ver um exemplo bem simples disso?

Se quando você precisa mudar seus hábitos alimentares, e pensa nessa mudança com sinônimos como: dieta, comida sem sabor, restrição, fome… é claro que com este padrão de pensamentos, ninguém se motivo a mudar nada!

Mas se pensamos em reeducação alimentar com sinônimos como: mais saúde, mais disposição e energia, mais qualidade de vida, leveza corporal… – não parece muito mais fácil encarar a uma nova alimentação quando minha perspectiva de ganhos e resultados é diferente? Em consequência, é claro, os resultados serão diferentes também.

Esse exemplo pode ser estendido pra várias coisas.

Então a dica de hoje pode ser resumida assim: não existem problemas – existem situações e OPORTUNIDADES!

Nossa vida é um constante ciclo de circunstâncias, eventos que se processam continuamente.

Acordamos pela manhã, fazemos o desjejum, vamos para o trabalho, retornamos no fim do dia… ou seja, nossa vida é uma contínua sucessão de eventos. E as coisas simplesmente acontecem, algumas delas graças a nossa ação direta, e outras de forma totalmente imprevisível.

Podemos por exemplo ir para o trabalho caminhando ou de automóvel. É uma escolha.

Mas não conseguimos determinar quando vai chover no caminho, ou se um pneu vai furar.

Mas a maneira como encaro as situações, esperadas ou inesperadas, tem poder de transformar nossa vida já que aquilo que dou para a vida, em todos os seus detalhes, é aquilo que a vida me devolve!

Vida? Lembre-se que ela não é algo “lá fora”, separada. EU SOU A VIDA, VOCÊ É A VIDA, tudo é a vida! Tudo está interligado, e diz respeito a nós, ao mesmo tempo que nunca é pessoal. Estamos conectados a tudo, mas não podemos controlar tudo!

Por isso, aprender a viver os fatos e eventos da forma correta é determinante para o nosso bem estar e tudo mais que estamos buscando: a liberdade, a felicidade, a paz interior. Só que isso não vai acontecer quando as coisas pelo lado de fora ficarem perfeitas (já que vivemos num mundo de imperfeição). Isso só acontece quando estivermos bem internamente, nos polindo, nos corrigindo, presentes e conscientes.

Dentro destas mudanças, podemos encarar as coisas que vem do lado de fora como “problemas” e todos os seus significados negativos (lembre-se que as palavras tem poder).

Mas e se vermos essa constante sucessão de fatos que é a vida como OPORTUNIDADES? O que podemos entender com esta palavra?

Problemas tiram nosso sono, nos prejudicam, nos trazem perdas, prejuízos e desconfortos.

Mas oportunidades… podem nos ensinar (ou não); nos ajudam a crescer (ou estagnar), podemos enriquecer nossos valores (ou nos perder). Ou seja, oportunidade nos traz escolhas, e podemos com isso fazer o melhor.

Podemos por exemplo pagar nossas contas com um sorriso, devolvendo ao universo todos os recursos e benefícios que ele me traz, ou podemos ver nisso um motivo de reclamação. Posso escolher. Mas problemas não permitem escolhas, eles sempre são sinônimo de dificuldades e sofrimento.

Oportunidades são sempre um leque de opções, e aí podemos escolher a melhor pra nós!

Este ano que estamos, por exemplo, 2020, é chamado por algumas pessoas de “o ano que não começou”. O que ele nos traz implicitamente? Oportunidades: pra nos reescrever, pra aprender, pra evoluir, pra ficar em casa e refletir sobre nossas escolhas e caminhos…

Furou o pneu do carro? Oportunidade de exercitar a paciência.

Choveu enquanto você ia andando? Oportunidade pra testar seu lado mais infantil e lúdico.

Problemas são sempre desconforto. Oportunidades são ilimitadas, pois podemos ver a mesma situação por infinitos ângulos, e resolver as coisas de infinitas formas diferentes.

Por isso, a vida é uma contínua oportunidade de exercitarmos nossa criatividade, de viver de incontáveis formas diferentes, de descondicionar, de ver as pessoas sempre com um olhar novo, e ver o novo em tudo que fazemos.

Parece complicado? Hum… qual parte sua está acreditando nisso? Que parte está limitando ou sabotando você?

Novamente, é a sua mente: aquela mesma parte condicionada, que domina sua vida, que tem medo do novo, que não quer aprender, que não quer fazer escolhas diferentes.

Neste exato momento, você tem oportunidade de acreditar nela ou confiar no novo: todos podemos escolher, e todos podemos fazer a mudança agora!

Transforme problemas em OPORTUNIDADES!
Não leve a vida tão a sério!

Como seria seu dia se - quando acontece algo que você não gosta, não quer ou não esperava - você Read more

Transforme problemas em OPORTUNIDADES!
O Poder da Autodisciplina

Disciplina é a força por traz do caminho do despertar, porque é ela que nos leva a prática, ao constante Read more

Transforme problemas em OPORTUNIDADES!
Últimos posts por Rafael Zen (exibir todos)
Gostou? Compartilhe:

1 comentário em “Transforme problemas em OPORTUNIDADES!”

  1. Pingback: O poder das palavras | Reconexão Interior

Comente!

Rolar para cima