A beleza da vida

A beleza da vida

Será que em meio ao caos, aos problemas da vida e as dificuldades, existe algo de bom, existe beleza?

O fato é que há uma beleza em tudo o que acontece na vida!

Porém é muito difícil para algumas pessoas – e para mim também era – olhar tudo o que acontece, passar por tantas coisas na nossa vida e ainda assim conseguir ver o benefício, o lado bom.

O que acontece é que temos nossa vida, a rotina, nosso dia a dia, nossos relacionamentos – alguns fáceis de serem vivenciados, outros mais complicados – e em todos estes encontramos emoções e sentimentos que são próprios dos seres humanos, do qual não estamos livres ainda.

Fatos como a perda de um ente querido ou até mesmo um animalzinho de estimação nos machuca, causando tristeza, sentindo a falta daquele ser que nos acompanhava. E neste caso especifico – quando falamos de morte – é muito difícil para algumas pessoas conseguir encontrar a beleza!

Também temos momentos, no nosso dia a dia, em que nos desentendemos com alguém e isso mexe tanto conosco que ficamos remoendo em nossos pensamentos, sentimos mágoa, raiva, decepção e a tristeza. Afinal, você não esperava… ou alguém te magoou com palavras…

Mais uma vez: são emoções envolvidas!!

Durante nossa vida toda teremos emoções para sentir, vivências, situações que fazem aflorar de dentro de nós aquilo que carregamos! Mas não tem como aflorar “coisas” que não possuímos!!

Então por mais que as situações mexam profundamente com você, por mais que suas emoções aflorem de forma gritante e você acredite que não é você, eu diria: sim, é você naquele exato momento, senão não estaria reagindo desta forma.

Tudo o que vivenciamos, tantas emoções vindo à tona – ainda mais neste ano de 2020 onde o mundo como um todo está passando por mudanças radicais. Ano este de pandemia, crises sociais, crise política, crise interna, crise externa, dentro de nós, fora de nós, rsrsrs….tudo vindo à tona, tudo eclodindo – você pode se perguntar: “como vou ver a beleza em tudo o que está acontecendo???

Como ver, por exemplo, a beleza por trás de um ciclone (que passou recentemente no sul do Brasil) onde casas foram destruídas, pessoas morreram devido a isso, ficaram desabrigadas, feridas, emoções aflorando, medos, tristezas, dores… como vou achar isso bonito?

O primeiro passo pra nos aproximarmos da beleza que permeia a tudo é compreender que o que acontece na minha vida, na sua vida, na vida do outro, acontece porque deve acontecer.

Ao nos “identificarmos” com qualquer situação, ou seja, quando entramos na situação, nos envolvemos emocionalmente com o que está acontecendo, torna-se muito difícil aceitar a simples verdade Universal que diz: tudo o que acontece é porque deve acontecer!

Para compreendermos este princípio basta nos afastar um pouco do “olho do furacão”, (temos um artigo falando sobre isso), sair do contexto e olhar de fora! E isso nos ajuda muito a ver a beleza por trás de qualquer processo.

Lembramos então daquela frase: “nem uma folha, nem um fio do seu cabelo cai sem que Deus permita! ” – que nos diz claramente que tudo o que acontece tem uma permissão Divina, de uma Consciência Superior.

A partir daí, damos aqueles passos para trás e saímos da turbulência do que está acontecendo.

Voltando ao exemplo do ciclone:

A mente vai olhar o que está acontecendo no plano físico (os fatos): quebrou, caiu, morreu, perdeu, estragou, etc… e concluímos que não foi bom.

Eu entendo isso e realmente pessoas passam por dificuldades na vida, nós sentimos emoções quando passamos por uma situação, nós passamos (internamente) por “algo”. E é neste “passar por algo” que está a beleza!

Cada pessoa que vivencia uma catástrofe natural (seguindo o exemplo acima) vai sentir uma emoção, um trauma a ser revelado, crenças (pensamentos) que surgirão… O movimento externo trará de dentro da pessoa uma informação!

Só nisto já há uma beleza, pois se estamos atentos à informação que surge, por mais difícil ou dolorosa que pareça, estamos crescendo, nos aprimorando naquele momento.

Se tenho um medo e estou atenta ao que se apresenta, vou ver este medo com muita clareza. E esta oportunidade de se conhecer é linda e única. Sentimos o medo, vemos o medo e podemos nos questionar: de onde ele veio, quais pensamentos traz? Percebo que não sou o medo, mas ele está se manifestando em mim!

Saindo do contexto humano e observando mais de longe, vemos também a força da natureza se manifestando, a intensidade da Vida – numa tromba d’agua, ventos fortes, em uma tempestade, o mar revolto… estando atentos sentimos a força da vida que há em tudo que nos cerca! Deus, a Consciência Universal se manifestando!

Você já viu imagens de vulcões entrando em erupção? A lava e seu movimento, a expulsão da lava, é um grito, um respirar da Mãe Natureza com muita intensidade.

Quando buscamos olhar com os olhos do coração, reconhecemos todo o contexto por trás das situações, há toda uma história!

Nada do que acontece na nossa vida é por acaso, não existe sorte ou azar.

Tudo o que acontece é um elo que está preso ao outro. Digo sempre que Deus não dá ponto sem nó – nem a Natureza!

Sempre há um crescimento, um aprendizado – por mais sofrido que pareça.

Não é desmerecer as dores e dificuldades do próximo, afinal somos todos partes da Unidade e “devemos” ajudar da melhor forma possível. Porém é preciso compreender que cada um tem um aprendizado a vivenciar, e precisamos passar por situações onde este aprendizado será colhido!

A importância de estar atento aos sinais que a vida nos dá também nos tira de situações complicadas e muitas vezes desnecessárias.

Muitas vezes temos planos e não conseguimos concretizá-los. Este ano é uma prova disso.

Quantas pessoas não precisaram engavetar seus planejamentos… minha pergunta é: será que você tinha que realizar isso mesmo, ou será que o próprio Universo, na sua grandiosidade, na sua Consciência deu um “para”, “segura suas vontades porque agora não é o momento”. E esta é a grande beleza: ter que ceder, abrir mão, ser flexível, se adaptar…

Como ver a beleza no caos, na dificuldade, no dia a dia, nas situações que nos machucam?

1 – saia do contexto, deixe de se identificar com a situação e perceba suas emoções:

Observe a raiva, a tristeza, o medo e tantos desdobramentos emocionais que se apresentam no dia a dia. Somos uma grande biblioteca, cheia de páginas a serem lidas e reconhecidas!

2 – permita-se o autoconhecimento:

O aprimoramento espiritual acontece aqui e agora, não lá na frente quando formos “iluminados”. É no nosso dia, nos conflitos, no inesperado que nos descobrimos e crescemos!

3 – Observe de longe, olhe além:

A dança cómica que acontece em tudo, a Sabedoria por trás do que chamamos erroneamente de “catástrofes” ou “erros”.

Muitas vezes o atraso de um voo está totalmente conectado a um resultado (já planejado) onde você teria que conhecer alguém… horas, dias, semanas e até mesmo anos depois da data que você acreditava ser a melhor!

Acontece que não acessamos estas informações por estarmos muito focados em nossos “problemas”, em nosso mundinho particular e esquecemos de olhar para quem somos nós, perdemos a oportunidade de nos questionar sobre o que está acontecendo AGORA e ficamos rodando no mesmo lugar.

Nem sempre temos respostas prontas para a dança que acontece em tudo que nos permeia (e esta seria outra grande beleza?), por isso devemos fazer sempre o nosso melhor, soltando e abrindo mão dos “meus planos”, “meu controle do que está acontecendo”. Assim permitimos que a música continue tocando e nos traga a beleza e o sentido dos movimentos que estão ao nosso redor!

Vale a pena buscar pela beleza, porque quando questionamos (não como uma negação ou reação), e filosofamos sobre o sentido de tudo, criamos uma conversa com o Universo e isso nos traz respostas, nos aprofunda em conhecimento e a vida fica mais fácil de ser vivida, pois paramos de focar no que “eu acredito que não deveria estar acontecendo” e nos abrimos para as respostas e aprendizados que nos fortalecem!

A beleza da vida
O poder das emoções negativas

Qual é o papel que as emoções negativas tem na nossa vida? Existe alguma utilidade neste leque de frequencias além Read more

A beleza da vida
Transforme problemas em OPORTUNIDADES!

Vamos hoje desenvolver um novo ponto de vista, uma mudança de percepção – e quando mudamos a forma como percebemos Read more

A beleza da vida
Gostou? Compartilhe:

Comente!

Rolar para cima